Guia prático de Futebol para Mulheres
Sim jovem merendeira, você leu certo o título desse post. Se você tem namorado/marido e não quer ficar uma hora e meia vendo um monte de marmanjo correndo pra lá e pra cá enquanto seu ogro grunhi e berra feito um louco, então não deixe de ler esse guia prático feito especialmente pra você que quer aproveitar ainda mais o domingão com o cabra aí.
O jogo:
Cada time tem 11 jogadores em campo, sendo que 10 jogam na linha (se movimentam o tempo todo) e um, o goleiro, fica a maior parte do tempo parado no gol. O time ainda conta com os jogadores que ficam na reserva, mas não há um número fixo para eles. No Brasileirão, por exemplo, são sete e na Copa do Mundo 12.
As posições dos jogadores:
Atacante: é o jogador que tem objetivo de fazer gols.
Zagueiro: é o jogador responsável pela defesa do time.
Laterais: são jogadores de defesa como os zagueiros, mas se posicionam na lateral do campo, estabelecendo a ligação entre ataque e meio campo.
Meio campo: ficam no meio do campo, ligando ataque e defesa do próprio time. Eles tentam organizar jogadas para os jogadores do ataque.
Goleiro: fica dentro da grande área do campo e sua função é evitar os gols do time adversário.
Agora alguns termos importantes do jogo:
Grande área: é a área no formato de retângulo maior que antecede o gol.
Pequena área: é a área no formato de retângulo menor que antecede o gol.
Falta: quem dá a “falta” a um jogador é o juiz quando aquele quebra algumas regras do jogo, que podem ser:
– Ofensas a outro jogador;
– Agressão a outro jogador;
– Fazer uma jogada perigosa;
– Encostar a mão na bola;
Quando a falta é dada, aquela jogada é paralisada e a bola fica com o outro time.
Pênalti ou penalidade máxima: acontece quando há uma falta grave cometida dentro da grande ou da pequena área do time adversário. A bola é colocada na marca do pênalti (a bolinha branca dentro da grande área). O jogador do time adversário, então, tenta marcar um gol, com o jogo parado.
Impedimento: essa é difícil…Mas vamos lá!
Cartão Amarelo: é dada ao jogador quando ele comete uma falta média. Funciona como uma advertência ao jogador. Ao receber o segundo cartão amarelo no mesmo jogo, o jogador recebe o vermelho e é expulso.
Cartão Vermelho: significa que o jogador foi expulso do jogo por cometer uma falta grave.
Cartão Verde: não existe.
Escanteio x Tiro de Meta
Qual é a diferença afinal se a bola rola para o fundo do campo? Essa é fácil: se a bola for para fora porque, numa jogada de ataque, alguém do time que está se defendendo usar desse artifício para evitar o gol, então a vantagem é de quem está atacando – e aí é escanteio. Se, por outro lado, o próprio atacante não dominar a bola e jogá-la pela linha de fundo, aí quem tem a vantagem é o time que se defende – e o goleiro tem a chance de dar o tiro de meta.
E essa foi minha pequena tentativa de elucidar os mistérios que envolvem uma partida de futebol. Gostou? Entendeu? Comente o que você achou merendeira de plantão e melhor tente por em prática no próximo jogo do time de coração do seu ogro preferido.