Você sabe o que é Tokusatsu?

Provavelmente você já ouviu falar e com certeza já viu algum filme do gênero Tokusatsu, que nada mais é que uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" ou algo como "filmes de efeitos especiais", sejam eles de altíssimo orçamento com CGI e explosões ou bombinhas e maquetes. Vale a pena dizer que o gênero possui várias subdivisões e franquias. São elas:

Sentai/Super Sentai

super_sentai_by_yorkemaster-d5r6tpw

São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal. Gênero que ficou muito conhecido no Brasil, por conta da adaptação de Haim Saban, os "Power Rangers" que na minha singela opinião, é péssima. Enquanto no Japão as temporadas de Sentai são cheias de reviravoltas e tem um roteiro intrincado, onde cada episódio é intercalado com a história geral, nas adaptações americanas apenas mostram um grupo de jovens genéricos agindo de maneira robótica. Vale lembrar que todo ano um novo grupo de jovens assume o posto de defensores da terra.

Curiosidades:
Na foto você pode ver os Zyuranger e suas "adaptações" os Power Rangers.
toku2

toku7

toku1

toku3

…E sim, o ranger amarelo era um homem.
toku5

Kamen Rider

titular_riders____by_nobuharuudou-d75r94r

Série na qual jovens descobrem habilidades de manusear objetos, acoplados ou não aos seus corpos, que lhes transformam em heróis de armadura. Como todas as outras séries de tokusatsu, Kamen Rider também segue uma cronologia e todo ano tem um novo herói.
No Brasil tivemos poucas chances de ver o herói mascarado, exceto por Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX e a sofrível adaptação de Kamen Rider Ryuki (porcamente renomeada pelo "gênio" Hain Saban, de Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão) não acompanhamos as diversas sagas do motoqueiro transmorfo.

Curiosidades:
Haim Saban (sim o mesmo que faz adaptações de super sentai), vetou toda e qualquer adaptação de Kamen Rider senão as feitas por ele. Por isso não vemos o herói aqui nas terras tupiniquins.

Confira alguns momentos Henshin dos Riders.

Metal Hero

Metal_hero_tokusatsu
Aqui temos uma franquia que traz muita nostalgia aos mais "experientes". A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra. Quase tudo que conhecemos do gênero Metal Hero, nos foi trazido pela saudosa Rede Manchete, extinta em 1999.
Entre todos os subgêneros de Tokusatsu, talvez esse tenha sido o de maior sucesso aqui no Brasil, prova disso é a grande gama de opções de heróis e canais de tv que os mostravam.

Jaspion – Rede Manchete a partir de 1988, Rede Record a partir de 1994 e Rede Brasil a partir de 2014
Jiraiya – Rede Manchete a partir de 1989 e Rede Manchete / Rede TV a partir de 1998 / Rede Brasil em 2011
Metalder – Rede Bandeirantes a partir de 1990
Sharivan – Rede Bandeirantes a partir de 1990 e Rede Record a partir de 1993
Jiban – Rede Manchete a partir de 1990, Rede Brasil em 2010 e Ulbra
Shaider – TV Gazeta a partir de 1991 e Rede Globo subsequentemente no mesmo ano
Gavan – Rede Globo a partir de 1991 e TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano
Spielvan – Rede Manchete a partir de 1991
Winspector – Rede Manchete a partir de 1994
Solbrain – Rede Manchete a partir de 1995

Curiosidades:
Masaaki Hatsumi que interpretou Tetsuzan Yamashi, mestre do jovem Jiraiya, era um ninja de verdade, considerado o último ninja profissional.
jraya mestre

 

Satan Goss, arque inimigo de Jaspion e uma clara homenagem a Darth Vader.
jp-7

 

Ultraman

3 (1)

Umas das primeiras séries de tokusatsus exibidas no Japão, chegou nas terras brazucas nos anos 70 foi televisionada nos anos 70, 80, 1996 e 2001 pelas emissoras: TV Tupi, TV Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes, Rede Manchete e CNT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go.
Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante.
Mesmo só tendo sido exibidos Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga. A franquia conta com várias continuações, sendo Ultraman X a bola da vez.

ultraman x movie 06
Ultraman X ao lado de Ultraman e Ultraman Tiga

Curiosidades:
A série foi um projeto pessoal do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, que havia trabalhado no primeiro Godzilla, de 1954. Tendo fundado sua própria empresa, a Tsuburaya Productions, Eiji Tsuburaya (falecido em 1970) é um dos pilares do gênero tokusatsu, os efeitos especiais japoneses.

eijii
Eiji Tsuburaya e Godzilla.

Kyodai Hero

Imagem 05

É qualquer série em que apareçam heróis gigantes não pertencentes à família Ultra. Um dos representantes mais conhecidos é SpectremanA primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman. O gênero teve um boom avassalador na década de 70, o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros, mas acabou entrando em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que acabou por sepultar sua produção.

Spectreman_01
Spectreman em ação.

Curiosidades:
vingadores do espaço

Vingadores do Espaço foi exibida no Brasil nos anos de 1973 e 1974,sendo reapresentada em 1980 com nova dublagem. Exibida 1º no Programa do CAPITÃO AZA na emissora TV TUPI (Este canal saiu do ar em 1980),e logo após no início dos anos 80 foi para TV RECORD e depois foi para a TV BANDEIRANTES.

Henshin Hero

Cybercop

Como a tradução da palavra sugere (henshin = transformação), são heróis que sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma franquia. Possui sub-gêneros, como os "Other Heroes", "Super Heroines", "Classic Heroes" e vários outros.
Por aqui os heróis mais conhecidos dessa categoria foram  National Kid,  Lion ManPatrine Cybercops.

Curiosidades:
National_Kid_1

Nacional Kid foi exibido no Brasil foi exibida de 1964 até início dos anos 1970 pelas TVs Rio, Record e Globo. Numa delas as fitas com a dublagem original dos anos 60 teriam sido perdidas num incêndio. Na internet pode ser encontrada a abertura original com esta dublagem dos anos 60 e outras mais modernas.
A série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores. O decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970 institui a censura a tudo que pudesse atentar contra a moral e os bons costumes. Alguém teria pensado que heróis voando atentavam aos bons costumes.
Foi exibida pela também pela extinta Rede Manchete em 1996.

 

E você, tem algum Tokusatsu.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.