Sana Fest 2017 mescla tradição e inovação

No “longínquo” ano de 2004 chegava aos meus ouvidos a informação que existia um evento onde os fãs de anime se reuniam para assistir episódios inéditos e trocar uma ideia sobre os seus tokusatsus preferidos, o cenário na época era pouco favorável para os otakus e os encontros eram bem bairristas e sem divulgação. Juntamos uma turma de 12 amigos e seguimos rumo ao Centro de Convenções (antiga casa do Sana) para conferir se realmente era “o” evento.

Assim que descemos do ônibus já demos de cara com o Sub-Zero correndo para alcançar o outro lado da Avenida Washington Soares. No momento em que colocamos os pés na sala de exibição, soubemos que aquele era o nosso lugar. Nascia assim nosso amor pelo maior evento de cultura pop oriental do Nordeste.

Ao todo foram 170 mil visitantes nos três dias de evento.

Você deve estar se perguntando o porquê desse relato lotado de saudosismo e paixão. Pois bem, nos três dias de evento do Sana Fest 2017, toda aquela jovialidade de ser algo único e o resgate das nossas lembranças de infância veio à tona novamente. A mescla entre atrações como o youtuber Júlio Cocielo e o eterno Jiraiya, Takumi Tsutsui, tornaram o evento ainda mais acolhedor e abrangente no que diz respeito ao público.

Julio CocieloTakumi Tsutsui mesclaram tradição e juventude no palco do Sana Fest 2017

Antes de mostrar como foi a cobertura do evento, queríamos deixar aqui nosso pedido de desculpa para com a organização do evento que, mais uma vez, nos deu total apoio. Nosso colaborador que iria cobrir os dias 15 e 16 foi não pode comparecer devido a fortes dores causadas pela chikungunya 🙁.

Então sem mais delongas, confira o que de melhor aconteceu no Sana Fest 2017!

Sexta-feira dia 15

No primeiro dia de evento, todas as atenções foram voltadas para Rezende Evil, com 13 milhões de inscritos e cerca de 2 bilhões de vizualizações, o youtuber subiu ao palco e contou, numa palestra cheia de referências, como seu canal começou, como é a movimentada vida de YouTuber e ainda atendeu com solicitude aos fãs. 

(Foto:Wally Carvalho)

Os visitantes do Sana Fest 2017 também puderam acompanhar a abertura das salas temáticas, descobriram qual era o outro pokemon de 2,20m, tiveram acesso à Arena Sana, as salas de exibição de animes (aquelas que tanto me encantam) e o espaço Artistis’ Alley, que falarei em outra postagem.

Blastoise se juntou aos já famosos Charmander e Shenlong.

Sábado dia 16

No segundo dia de evento, os dubladores Guilherme Briggs e Miriam Ficher deram um show de simpatia para os otakus, novos e velhos. A nostalgia em poder conhecer o dono da voz do Radamanthys (Cavaleiros do Zodíaco), Buzz Lightyear (Toy Story I,II e III), Cosmo (Padrinhos Mágicos), Gollum/Smeagol (Senhor dos Anéis) e Superman personificados numa pessoa só, é algo que marca a vida de qualquer fã de dublagem/anime.

Miriam Ficher, que empresta sua voz para Princesa Sara (Cavalo de Fogo), Botan (Yu Yu Hakusho), Tokomon/Patamon/Angemon/Holyangemon (Digimon I e II) e Pandora (Cavaleiros do Zodíaco), também esbanjou alegria numa das palestras mais esperadas do evento. Entre perguntas e perfomances, os fãs puderam matar a saudade dos personagens icônicos dos dois dubladores, que também são diretores de dublagem.

A programação continuou empolgando cada novo visitante que adentrava as dependências do Centro de Eventos do Ceará e o público ainda contou com a palestra do youtuber Hastad, famoso por suas “rages” enquanto joga e seus bordões famosos.

Entre uma atração e outra era possível trocar cards ou jogar aquela partidinha com os amigos, e jogar RPG com a galera

O tradicional desfile de cosplays também marcou presença e reafirmou seu lugar de destaque no evento.

A banda The Kira Justice encerrou o dia em alto estilo, cantando os temas dos animes que fizeram e fazem sucesso no mundo otaku. O show recheado de sucessos teve uma plateia participativa e cheia de ânimo a cada música.

Domingo dia 17

O terceiro dia do evento foi marcado pela mescla dos públicos e pela presença de heróis, um do universo tokusatsu e outro real e de carne e osso. Sim estou falando de Takumi Tsutsui (ator, que viveu Jiraiya: O incrível ninja) e do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima que desde sábado já interagia com o público, graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Na  palestra o ex-maratonista contou como começou no esporte e comentou o episódio dos jogos olímpicos de Atenas, em 2004 onde ele liderava com folga rumo à tão sonhada medalha olímpica e foi agarrado por um manifestante irlandês. O agarrão lhe custou a medalha de ouro, mas trouxe a “Pierre de Coubertin”, medalha concedida pelo COI para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pela entidade.

Vanderlei Cordeiro foi muito simpático com todos os fãs e Mr.Tsutsui deu show no palco

Takumi Tutsui, subiu no palco Art & Fest disposto a colocar a galera pra cima e relembrar as façanhas do incrível ninja Jiraya. Cantou a música de abertura, demonstrou qua ainda esta em forma nas performances como dublê e ainda conduziu um animado show de “sósias”, onde o objetivo era fazer a pose de batalha e entonar a frase “sucessor de Togakure ninja Jiraya”

No mesmo palco onde Takumi Tutsui fez o game show da melhor performance de apresentação “sucessor de Togakure”, Julio Cocielo animou a galera que lotou a área destinada a platéia. Com o humor característico do seu Canal Canalha, o youtuber humorista arrancou risadas, contou casos do cotidiano de um digital influencer e ainda atendeu aos fãs que tiveram a honra de tirar fotos ao lado dele. Durante toda a apresentação ele enfatizou a importância que os fãs do canal têm e exemplificou a relação de cumplicidade com os mais de 14 milhões de inscritos.

”Tem inscrito que já chega pegando na bunda e tudo”, brincou o youtuber

A atração musical que encerrou o dia e consequentemente o evento foi uma das mais esperadas no Sana Fest, o grupo de J-pop Juice=Juice que é destaque do “Hello Project”, escolheu a América do Sul para fazer turnê e os fãs cearenses foram presenteados com os mais novos hits da banda formada por Miyamoto Kain, Yuka Miyazaki, Akari Uemura, Tomoko Kanazawa, Sayuki Takagi, Aina Otsuka, Nanami Yanagawa e Ruru Danbara.

Antes do show, rolou uma coletiva com as integrantes do grupo, elas responderam a algumas perguntas sobre a carreira, influências musicais, o que acharam do Brasil, etc. Da maneira mais fofa possível também se constrangeram com alguns questionamentos que pros astros teens aqui são bem normais.


No final todo mundo ganhou autógrafo também 🙂

Ao som de Fiesta! Fiesta!, Jidanda Dance Next is you e outros sucessos da banda, o público terminou o evento da melhor maneira possível.

SANA É ADMITIDO NO IOEA

O Sana foi admitido este ano como membro da IOEA (International Otaku Expo Association). A associação global, com sede em Tóquio no Japão, reuni eventos da cultura japonesa, geek e oriental para divulgação e promoção dessa cultura no mundo. A inclusão na entidade permitirá a divulgação do evento cearense no catálogo mundial e o intercâmbio de atrações. Ao todo são mais de 100 membros no mundo, sendo quatro do Brasil, incluindo Fortaleza.

Confira a mensagem de Igor Lucena, diretor do Sana:

FOI ÉPICO

Treze anos após o primeiro Sana, ainda me surpreendo com o ar de novidade e animação dos participantes do evento. As salas temáticas lotadas e as palestras sempre com um público mega animado me levam de volta no tempo, do mesmo modo a mescla de atrações sempre demonstram que os organizadores estão antenados nos novos e antigos ídolos da galera.

Vale a pena ressaltar a solicitude dos organizadores para com todos os veículos de comunicação cadastrados para cobrir o evento. Também reiteramos aqui nosso pedido de desculpa pela não presença dos colaboradores adoentados.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.