Sana 2019 reúne 70 mil pessoas no Centro de Eventos do Ceará consagrando Fortaleza como a capital do pop e do geek no Brasil

A cada ano, o Sana, considerado o maior evento de cultura pop e geek do Norte-Nordeste, agrega um público mais amplo e diversificado. Com atrações para todos os gostos, entre shows com bandas nacionais e internacionais, bate-papo com atores conhecidos mundialmente e dubladores de desenhos e filmes famosos, interações com youtubers de sucesso, jogos eletrônicos e de tabuleiro, concurso para os amantes de cosplayers, just dance, espaços para artistas (como desenhistas, cartunistas e escultores), venda de produtos geek, exibição dos tradicionais animes e muitos outros entretenimentos, o evento consagra-se como o paraíso daqueles que amam as culturas japonesa, coreana, pop e geek. Na 19ª edição, concluída neste domingo, o evento recebeu mais de 70 mil pessoas, oriundas de diversos locais do país.

O domingo do Sana foi marcado por grandes shows. O primeiro deles foi da cantora japonesa MIC, em turnê pelo Brasil, que subiu ao palco com a participação especial do Rapper brasileiro BRAGA, empolgando o público com sucessos como "Thank you". Em seguida, a dupla 7 Minutoz, com mais de 6 milhões de inscritos no YouTube, cantou seus raps mais famosos no palco do evento. A programação no Sana Show encerrou em grande estilo com a apresentação da banda japonesa Back-On, que levou o público presente ao delírio ao tocar sucessos de séries como Fairy Tail e Gundam. Dentre as músicas, CHAIN e Carry On.

No palco Art & Fest, o apresentador, cantor e dançarino Yudi Tamashiro participou de um bate-papo com os fãs e também apresentou uma gincana especial no evento. Na dinâmica, houve o sorteio de um Playstation 4. O espaço recebeu ainda o Desfile Cosplay, do qual saíram vencedores Paulo Duplex (1° lugar), Alexsandro Silva (2° lugar) e José Tarcísio (3° lugar). Também foram divulgados os resultados dos concursos realizados ontem: K-Pop Pocket, com Matheus Oliveira em primeiro lugar; Trio Euforia, em segundo lugar e Erick Matheus, em terceiro lugar; concurso Cover de K-Pop, garantindo o primeiro lugar ao grupo Cypher, segundo lugar ao grupo Sun Flower e terceiro lugar ao grupo Rainbow Plus. E o grande ganhador do concurso SKF de k-poo foi o Nataniel Pereira. Por fim, no Concurso Insana, quem levou a melhor foi Roberta Barros e Kiuia Marilia (1° lugar); Carlos Auner e Giovana Karen (2° lugar) e Lara Luz e Leandro Galdino (3° lugar).

Ainda no último dia de evento, os dubladores Sylvia Salusti, que dá a voz a personagens como Pérola (Steven Universo), Rapunzel (Enrolados), Jean Grey (X-Men série animada), entre outros, e Garcia Júnior, conhecido pelas vozes de He-Man, Simba (Adulto), Fera (A Bela e a Fera), Arnold Schwarzenegger, dentre outros personagens, bateram papo com os presentes, falaram das suas carreiras, participaram de um quiz interativo e Sylvia cantou sucessos dos filmes "Enrolados" e "Encantada", aos quais empresta sua voz.

No Sana Games, hoje (14), além de palestras com os desenvolvedores de jogos Gustavo Rocha (Project ETA), Renan Rodrigues (Fertiliel) e Ismael Maciel (Yablue & Nakared), rolaram as finais de diversos campeonatos. No Just Dance, o grande vencedor foi Rodrigo Maia. No Super Smash Bros Ultimate, o primeiro lugar foi para Leonardo Karbage; o segundo para Rafael Alcantara e o terceiro para Igor Nascimento. Por fim, na final do Counter Strike, promovida pela Go Gamers, quem levou a melhor foi o TCAC. Ao todo, o palco Sana Games reservou em premiações nessa edição R$ 4 mil.

Para o diretor do evento, Ricardo Busgaib, a evolução do Sana a cada ano tem sido muito gratificante e colocado o estado em ascensão a nível nacional entre os amantes da cultura pop e geek no país. "É uma sensação muito boa para nós que fazemos o Sana perceber a evolução do evento a cada ano, atraindo um público cada vez maior e mais diversificado, acompanhando as tendências da cultura pop e geek, trazendo o que há de mais atual e desejado no mercado, sem perder a nossa essência, embasada na cultura japonesa e coreana, em especial. E o público crescente a cada edição, o retorno positivo dos presentes no Centro de Eventos a cada nova apresentação e nos corredores do festival, nos mostra que estamos no caminho certo", analisa.

Em paralelo ao Sana 2019, durante os três dias, a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora do Sana, promoveu um evento de adoção de cães e gatos vacinados, vermifugados e microchipados, no estacionamento do Centro de Eventos. A ação ocorreu em parceria com a Bichomania – Petshop e Clínica Veterinária e possibilitou a adoção de 45 animais. Os bichinhos disponibilizados para adoção tiveram castração gratuita garantida e os seus tutores ganharam vouchers de banho e compras na Bichomania. Além disso, a Coepa (Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal) realizou teste de calazar, vacinação e microchipagem em todos os animais.

Salas temáticas de Harry Potter, Tokusatsu (exibindo séries japonesas) e "No meu tempo" (uma sala de nostalgia dos anos 90), arena de simulação de batalha medieval, exposição de carros antigos, jogos eletrônicos e de tabuleiro, just dance e muitas outras opções de entretenimento completaram o sucesso dessa edição.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.