Morre Satoru Iwata – CEO da Nintendo

Se você já jogou NES, Super NES ou Nintendo 64, sabe de quem foi este jovem senhor que nos deixou dia 11 de julho. Em 1980 quando ingressou na HAL Laboratory, subsidiária da Nintendo, Satoru Iwata começava a trilhar um caminho de inovação e sucesso, desenvolvendo em 1983 Pinball para nintendinho. Não demorou muito para  ganhar nos créditos o título de programador principal da série Kirby, produzir e lançar Pokemón Stadium (1998) e Super Smash Bros. (1999), Satoru Iwata foi de vez para a Nintendo e se tornou chefe da divisão de planejamento da empresa, e seu sucesso no cargo lhe rendeu a promoção para presidente, em 2002, substituindo Hiroshi Yamauchi.

Hiroshi que vinha da longa dinastia “Yamauchi” na presidência da gigante japonesa dos games, isso mesmo Iwata se entrometeu em uma sucessão de presidentes da família que já perdurava por décadas. Não que tenha sido uma coisa ruim, com a entrada de Iwata de vez no departamento de criação da Nintendo a empresa deus passos gigantescos para sair do oceano de marasmo que os grandes clássicos como Mario, Zelda e Pokémon a tinham colocado.

 

iwata_moustache           NintendoDS

Depois de muitos anos de esforço de Iwata na presidência, foi lançado em 2004 no Japão o Nintendo DS, primeiro console portátil a possuir duas telas e conectividade Wi-Fi, que possibilitava disputas locais, e que vendeu mais de 140 milhões de unidades ao redor do mundo. A inovação tecnológica do portátil, que permitia também a retrocompatibilidade com jogos do GameBoy Advance, seu irmão mais velho, explodiu cabeças e deu trabalho para a Sony e seu PSP. Por horas você imergia naquela telhinha sem ver o tempo passar e imaginando que tipo de gênio hábil havia desenvolvido tal instrumento mágico.

gaming-satoru-iwata-2

 

 

Em 2006 o mundo conheceu o Nintendo Wii, console doméstico que colocou a Nintendo de volta no posto de líder de mercado no segmento, o que não ocorria há mais de dez anos. Se hoje você joga videogame sem utilizar as mãos, muito provavelmente essa tecnologia foi inspirada a partir da revolução do mercado após a manobra ousada de Iwata na liderança da Nintendo; com o advento do Wii Mote e do WiiConnect24, as concorrentes diretas da companhia precisaram correr para alcançá-la. E foi a partir dessa revolução que a Nintendo fez um gordo pé de meia ao apresentar, em 2011, sua nova geração de consoles: o Wii U e o Nintendo 3DS.

iwata_2246971b

 

A Nintendo aposta seu futuro em seu próximo console, anunciado sob o codinome “Nintendo NX”. Apesar do falecimento de Satoru Iwata, o desenvolvimento dos aparelhos da empresa leva anos e muitas vezes possui ideias que ultrapassam gerações. Por exemplo, o Nintendo DS possuía muita influência do antigo Presidente, Hiroshi Yamauchi. Isso significa que provavelmente ainda veremos no Nintendo NX muitos frutos das sementes que Satoru Iwata possa ter plantado nesses últimos anos de desenvolvimento, dando um pouco de sobrevida ao seu jeito de pensar na gigante japonesa.

Não se sabe exatamente como será essa nova fase da Nintendo sem um de seus mais geniais e proeminentes CEOs, o mesmo se sabe também sobre o projeto NX ou como será desenvolvido as inovações, o que se sabe com certeza é que graças a Satoru Iwata o mundo dos games interativos, não só na Nintendo, mudaram o rumo do entretenimento.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.