Música

K-POP, saiba um pouco mais sobre esse estilo que “sempre” foi febre

É K-POP pra cá, K-POP pra lá, garanto que nunca sequer tinha ouvido falar nesse tipo de música coerana, até o ano passado. E foi justamente nesse ano que esse estilo musical virou o fenômemo que é hoje… ou será que não?

O ano é 2016. O refrão mais cantarolado da Coreia do Sul é “Era moreugetda I Love y’all” — frase que quer dizer algo como “Que se dane, eu amo todas vocês”. Ele está na música “Fxxk It”, da boy band sul-coreana Big Bang, que mistura trechos em coreano e inglês embalados por elementos de house, techno e rap.

A canção ficou em segundo lugar entre as mais tocadas na lista anual da Billboard. O sucesso não é exclusivo dos garotos da Big Bang: ele representa a expansão da cultura pop sul-coreana para o mundo. O fenômeno é chamado de “Hallyu” (“Onda Coreana”, em português), que desde o fim da década de 1990 cresce e vem fazendo fãs no Brasil e no mundo.

A onda teve início com a popularização, fora da Coreia do Sul, dos K-Dramas, séries dramáticas sul-coreanas. Com o sucesso de “Autumn in My Heart” e “Winter Sonata” (os primeiros K-Dramas exportados) no leste, sul e sudeste asiático, as produções foram ganhando público crescente e o mundo acabou descobrindo essa faceta do país. O pop sul-coreano foi impulsionado em 2012 pela viralização do videoclipe de “Opa Gangnam Style” de Psy, cantor solo de K-pop. O clipe atingiu, em dezembro de 2012, o marco de primeiro vídeo a ultrapassar 1 bilhão de visualizações no YouTube.

Foi com o K-pop que a cultura sul-coreana ganhou espaço no Brasil. O gênero musical hoje leva multidões a casas de shows no país. No dia 20 de março de 2017, uma segunda-feira, o grupo BTS (Bangtan Boys), lotou o Citibank Hall, na zona sul de São Paulo. É a terceira vez que o grupo vem ao Brasil. Agora pela turnê “Live Trilogy Episode III The Wings Tour”.

Características do K-pop

GÊNERO HÍBRIDO

As músicas pop sul-coreanas são, no geral, marcadas pela mistura de gêneros musicais. Em suma, a maior parte das produções associam batidas de rap e hip-hop com música eletrônica dançante, blues e rock.

FRASES EM INGLÊS

O uso de trechos em inglês na música (geralmente no refrão) serve como o gancho para a exportação para fora da Ásia dessas produções marcadas pelo apelo visual.

MODA

No K-pop a moda é fundamental. Com roupas, cabelos e acessórios que parecem ter saído de desenhos animados, os “idols”, como são conhecidos os cantores e cantoras do gênero, ditam a moda jovem sul-coreana até que uma nova banda faça grande sucesso e substitua os antigos ídolos na preferência pelas vestimentas.

COREOGRAFIAS

Os vídeos musicais e shows das bandas de K-pop são marcados pelas coreografias bem trabalhadas. No geral, ainda que repletas de passos e sequências, elas apresentam trechos mais simples, de fácil reprodução. A tática é embalar os fãs e aproximá-los dos ídolos.

Sistema de treinamento intensivo

Há algo de particular na história do K-pop. As bandas de garotos e garotas não se formam ao acaso ou graças ao interesse de amigos em viver da música. Jovens com potencial passam por treinamentos intensivos de “agências de trainees”, empresas responsáveis por criar grupos de sucesso. Funciona assim: os jovens são treinados em técnicas de canto, dança e atuação. Estudam idiomas e aprendem “bons modos” — do comportamento ao jeito de falar — para virarem ídolos juvenis. Nessas agências, após alguns anos, os mais preparados são reunidos em um grupo e então são lançados em programas de televisão e superproduções visuais, muitas vezes veiculadas via YouTube.

O sistema de treinamento dos ídolos do K-pop é alvo de críticas. A produção industrial desses astros regionais e internacionais gera grande pressão sobre os jovens. O treinamento, no geral, dura cerca de cinco anos. Muitos desses garotos vêm de famílias de baixa renda e buscam ascensão social e fama. Trabalham sob a cobrança e expectativa de empresários — e do grande mercado que se formou em torno da música pop sul-coreana.

Seletiva no Brasil será em Fortaleza.

O Concurso que a cada ano expande sua participação em diversos países do mundo, é promovido pela KBS e MOFA. No Brasil é de organização do Comitê KoreaON e da Embaixada da Coreia, e oferece aos covers candidatos a oportunidade de concorrer a final no país asiático.

Este ano, o edital do Kpop World Festival para a Seletiva de Fortaleza, conta com novidades. Uma delas, é que não há restrição de região para participar do concurso, desde que o candidato não submeta também inscrição para o edital de São Paulo.

A seletiva em Fortaleza já tem data marcada, dia 15 de julho e será realizada dentro da programação do Sana, repetindo o sucesso da edição do Kpop World Festival no ano anterior na região nordestina. Além do festival, a Embaixada da República da Coreia contará com um stand de Cultura Coreana, e as atrações vão deste jogos e experimentação de trajes tradicionais a culinária coreana, oferecendo um roteiro de imersão cultural para todas as idades e públicos.

ETAPAS 
1ª Etapa: Pré-seleção Online – Avaliação de vídeos (Comitê KoreaON)
2ª Etapa: Etapa Regional – Apresentação presencial em Fortaleza (Comitê KoreaON)
3ª Etapa: Semifinal Online – Avaliação de vídeos (Emissora KBS)
4ª Etapa: Final – Apresentação presencial (Coreia do Sul – Emissora KBS)

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Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.