Guia prático de Futebol para Mulheres

Sim jovem merendeira, você leu certo o título desse post. Se você tem namorado/marido e não quer ficar uma hora e meia vendo um monte de marmanjo correndo pra lá e pra cá enquanto seu ogro grunhi e berra feito um louco, então não deixe de ler esse guia prático feito especialmente pra você que quer aproveitar ainda mais o domingão com o cabra aí.

O jogo:

Cada time tem 11 jogadores em campo, sendo que 10 jogam na linha (se movimentam o tempo todo) e um, o goleiro, fica a maior parte do tempo parado no gol. O time ainda conta com os jogadores que ficam na reserva, mas não há um número fixo para eles. No Brasileirão, por exemplo, são sete e na Copa do Mundo 12.

Campo
Campo com 11 jogadores

As posições dos jogadores:

Atacante: é o jogador que tem objetivo de fazer gols.

Zagueiro: é o jogador responsável pela defesa do time.

Laterais: são jogadores de defesa como os zagueiros, mas se posicionam na lateral do campo, estabelecendo a ligação entre ataque e meio campo.

Meio campo: ficam no meio do campo, ligando ataque e defesa do próprio time. Eles tentam organizar jogadas para os jogadores do ataque.

Goleiro: fica dentro da grande área do campo e sua função é evitar os gols do time adversário.

As_três_regiões_do_futebol

Agora alguns termos importantes do jogo:

Grande área: é a área no formato de retângulo maior que antecede o gol.

Pequena área: é a área no formato de retângulo menor que antecede o gol.

Falta: quem dá a “falta” a um jogador é o juiz quando aquele quebra algumas regras do jogo, que podem ser:

– Ofensas a outro jogador;

– Agressão a outro jogador;

– Fazer uma jogada perigosa;

– Encostar a mão na bola;

Quando a falta é dada, aquela jogada é paralisada e a bola fica com o outro time.

Pênalti ou penalidade máxima: acontece quando há uma falta grave cometida dentro da grande ou da pequena área do time adversário. A bola é colocada na marca do pênalti (a bolinha branca dentro da grande área). O jogador do time adversário, então, tenta marcar um gol, com o jogo parado.

Impedimento: essa é difícil…Mas vamos lá!

imped
Deu pra entender, merendeira?

Cartão Amarelo: é dada ao jogador quando ele comete uma falta média. Funciona como uma advertência ao jogador. Ao receber o segundo cartão amarelo no mesmo jogo, o jogador recebe o vermelho e é expulso.

Cartão Vermelho: significa que o jogador foi expulso do jogo por cometer uma falta grave.

Cartão Verde: não existe.

Escanteio x Tiro de Meta

Qual é a diferença afinal se a bola rola para o fundo do campo? Essa é fácil: se a bola for para fora porque, numa jogada de ataque, alguém do time que está se defendendo usar desse artifício para evitar o gol, então a vantagem é de quem está atacando – e aí é escanteio. Se, por outro lado, o próprio atacante não dominar a bola e jogá-la pela linha de fundo, aí quem tem a vantagem é o time que se defende – e o goleiro tem a chance de dar o tiro de meta.

E essa foi minha pequena tentativa de elucidar os mistérios que envolvem uma partida de futebol. Gostou? Entendeu? Comente o que você achou merendeira de plantão e melhor tente por em prática no próximo jogo do time de coração do seu ogro preferido.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.