DC Comics X Marvel, livro mostra os bastidores dessa batalha

Quando se pensa em quadrinhos, qual a primeira marca (franquia) que te vem à cabeça?

Marvel e DC, as duas grandes titãs da indústria de quadrinhos travam uma batalha épica pela supremacia de seus heróis de collant por mais de 50 anos. E o que está em jogo nessa disputa não são apenas as vendas, mas a relevância cultural e os corações de milhões de fãs.

Para muitos, a Marvel talvez esteja na liderança hoje, mas nem sempre foi assim. Durante grande parte do século XX, a líder indiscutível sempre foi a DC, que praticamente inaugurou o gênero de super-heróis. Os títulos da DC vendiam milhões de exemplares e seus personagens eram reconhecidos no mundo todo. Superman, Flash, Batman, Mulher Maravilha – a DC era a casa de todos os grandes.

Até que, em 1961, uma modesta editora mostrou suas armas para enfrentar essa poderosa hegemonia. O editor e roteirista Stan Lee, com as lendárias ilustrações de Jack Kirby e o talentoso time de novatos da Marvel, foram os arquitetos de uma verdadeira revolução no gênero, através de criações espetaculares como o Homem Aranha, OS Vingadores, Hulk e X-Men.

A ascensão da Marvel sempre dividiu os fãs de quadrinhos em duas tribos opostas. De repente, a pergunta mais direta e reveladora que você poderia fazer a um leitor de gibis de super-herói era “Marvel ou DC?”.

Pancadaria conta a história da maior rivalidade corporativa PELA PRIMEIRA VEZ em um único livro. Repleto de entrevistas com os principais nomes da indústria, Reed Tucker revela o arsenal de esquemas que as duas empresas empregaram em suas tentativas de superar a concorrência, incluindo espionagem, guerras de preço, o roubo de ideias e de talentos. Hoje, com as duas editoras atuando como celeiro para franquias bilionárias do cinema, a rivalidade contagia até os fãs mais casuais, dividindo o mundo em duas tribos opostas. E as apostas são maiores do que nunca.

Autor: Reed Tucker

Tradutor: Guilherme Kroll

Sinopse: Antes mesmo de os super-heróis se digladiarem nas páginas das histórias em quadrinhos, as duas maiores editoras que as publicam – as americanas Marvel e DC – estão trocando socos para decidir quem é a melhor. Elas são detentoras das propriedades dos personagens mais icônicos da cultura pop. A DC Comics tem em suas mãos o Super-Homem, o Batman e a Mulher Maravilha, para citar apenas três dos mais conhecidos personagens. A Marvel não fica atrás e publica as aventuras do Capitão América, Homem-Aranha, Vingadores e X-Men, entre outros de um rico universo de mitos pop. Há mais de cinco décadas, Marvel e DC travam uma batalha épica pela supremacia de seus heróis de collant. E o que está em jogo nessa disputa não são apenas as vendas, mas a relevância cultural e os corações de milhões de fãs. Pancadaria – Por dentro do épico conflito Marvel VS DC, do jornalista norte-americano Reed Tucker, revela como essa rivalidade começou e não para de crescer, dividindo os fãs de super-heróis em duas tribos. Afinal, quem é melhor: Super Homem ou Thor? Liga da Justiça ou Vingadores? Batman ou Capitão América?

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.