COMO CULTIVAR UMA BELA BARBA

Desde os primórdios da humanidade, a barba é considerada um símbolo de poder, virilidade, lenhadores, gregos, vikings e hipsters. Você deve ter notado a onda de pelos faciais tomando as ruas da sua cidade e deve ter notado também o quão bem cuidados esses pelos estão, então por que não aderir também aos barbudos?

Barbahdm
Se você não fugiu para a colinas perante a grandiosidade dos vikings ou simplesmente quer cultivar uma barba bonitinha, esse post vai te mostrar alguns caminhos para acertar no corte e no design da sua amiga de todas as horas… mas antes um pouco de história.

  • A barba era a marca de filósofos dos impérios Grego e Romano.
  • No Oriente, principalmente entre os Judeus, a barba possuía grande importância entre os homens. De forma que, ao tocá-la, um homem estaria demonstrando saudação e respeito ao outro.
  • Muitos povos da antiguidade raspavam a cabeça e conservavam apenas a barba, que de tão grande, era trançada de formas diferentes em volta da cabeça, de acordo com a classe do indivíduo.
  • Para os egípcios, raspar a barba era sinal de luto e de dor.
  • Os árabes, ainda hoje, “juram pela sua barba”, pois a palavra dada vale tanto quando um fio arrancado.
  • No imaginário ocidental, um homem barbudo é relacionado à imagem de Deus.
  • Ao se despedir dos anões nas minas Tirith, Bilbo diz: Que suas barbas nunca fiquem ralas.

beard

Tendo em vista toda a carga histórica que sua barba carrega, vamos às dicas.

NÃO COCE

Barbahdm

Sim eu sei que parece irrelevante e às vezes até impossível não atacar seu queixo com as unhas, ainda mais quando os primeiros pelos começam a brotar. Mas seja forte e resista, coçar a barba pode ocasionar pelos encravados, que atrapalham o crescimento dos fios. Use produtos pré e pós barba, garanto que ameniza 70% do incômodo.

MANTENHA SUA BARBA LIMPA E FRESCA

200-2

Outra coisa que parece óbvia, mas não é. Muita gente esquece que a barba também necessita de higiene própria já existem diversas marcas nacionais e gringas de shampoos específicos para a barba. É um engano comum achar que nossas barbas devem ser lavadas com os mesmos produtos que lavamos a cabeça. Pois o pelo da barba tem uma anatomia bastante diferente do cabelo. Caso você não tenha acesso a um shampoo para barba (que ainda tem um preço salgado no mercado brasileiro por conta da exclusividade e falta de concorrência), você pode utilizar um shampoo para bebês, que são feitos para não agredir os pelos e a pele.

Tão importante quanto lavar, é secar sua amiga folicular. Tenho certeza que você não vai querer uma colônia de ácaros fazendo morada no seu rosto (nem a pau vou colocar a foto de uma barba com ácaros aqui).

CONTROLE O CRESCIMENTO DA BARBA

200w

Ter uma barba longa e lustrosa vai demandar muito trabalho e atenção da sua parte, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer.  É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente. As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente com uma maquininha elétrica ou com uma tesourinha e pente para barba. Isso mesmo cara peluda, aparar para manter o crescimento. Ao aparar a barba você garante que o bulbo capilar sempre esteja se renovando.

Gato barba hdm

TENTE USAR UM ÓLEO PARA BARBA

200w-2

Oti todo os pelos ficam em contato com a poluição, sol, vento, comida… Por isso, costumam ficar danificados e ressecados com o tempo. O uso de um óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável.

Dica: não passe o óleo na raiz dos fios. Isso pode deixar a pele oleosa e colaborar no surgimento de espinhas.

DESCUBRA O TIPO DE BARBA PARA O SEU ROSTO

giphy

Não adianta tratar bem da barba e modelar erroneamente os pelos. Assim como as roupas podem valorizar e desvalorizar os atributos do seu corpo, os mais diferentes tipos de barba podem reforçar traços marcantes do seu rosto.

tipos-hdm
Lembrando que isso é apenas uma dica, o melhor estilo é o seu.

SIGA A ROTINA ACIMA

BARBAA-HDMSe você planeja ter uma barba sempre saudável, limpa e bonita é importante que você siga com disciplina as dicas mencionadas aqui. Ok, as vezes não temos tempo para realizar todos esses cuidados, mas é importante que pelo menos a limpeza você faça diariamente. Garanto que em pouco tempo você vai se surpreender com os resultados…

Barba-taco-hdm

Liberte seu viking interno e junte-se ao exército do caras-peludas.

giphy-8
Olha o bonde dos “barba” passando…

E você, tem alguma dica de como deixar a barba crescer? O que funcionou para você? Diga nos comentários!

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.