Chris Cornell morre aos 52 anos

Se você não o conhece de nome, deve conhecer pelo conjunto da obra. Nascido e criado em Seattle, Cornell foi um dos principais arquitetos do movimento grunge, formando o Soundgarden ao lado do guitarrista Kim Thyail e do baixista Hiro Yamamoto, em 1984.Depois, Cornell formou o supergrupo Audioslave, com Tom Morello de Rage Against The Machine, Tim Commerford e Brad Wilk. Em 2007, se concentrou em carreira solo antes de se reagrupar com Soundgarden, em 2010.

Dono de uma voz marcante, Cornell fez parte do cenário Grunge desde o início do movimento e junto com Eddie Vedder, compuseram a parte "mais musicada do Grunge".

Chris já havia experimentado outros projetos fora do Soundgarden antes, trabalhou como produtor no álbum Uncle Anesthesia do Screaming Trees em 1991, gravou uma faixa junto com Mark Arm do Mudhoney e os integrantes do Alice In Chains para o EP Sap do AIC (a banda foi apelidada de Alice Mudgarden nessa música) e compôs uma música para um disco de Alice Cooper.

Teve também o lendário projeto Temple of the Dog em 1990, junto com os futuros integrantes do Pearl Jam (Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Eddie Vedder) e seu colega de Soundgarden Matt Cameron.

Suas primeiras gravações como artista solo apareceram em trilhas sonoras. A primeira no filme Singles de 1992, no qual Chris inclusive faz uma ponta. A música inlcuída é Seasons, só com violão e voz, gravada e produzida pelo próprio Chris Cornell. A segunda é a música Sunshower que foi incluída na trilha do filme Great Expectations em 1998, já após o fim do Soundgarden. Para Sunshower, Chris contou com a ajuda de Alain Johannes e Natasha Schneider da banda Eleven (mesma banda que já havia cedido o baterista Jack Irons para o Pearl Jam em 1995). No fim daquele ano, os três gravam juntos uma inusitada versão da música "Ave Maria" para um álbum beneficente de natal (A Very Special Christmas 3), com Chris no vocal.

Em 1999, Chris lança seu primeiro álbum solo, Euphoria Morning pela A&M. Esse álbum novamente conta com a ajuda de Alain e Natasha e foi gravado num estúdio montato na casa de Alain em Los Angeles.

Euphoria Morning gerou muita polêmica entre os fãs do Soundgarden, decepcionados pela ausência do peso da antiga banda de Chris, mas quem já conhecia suas músicas solo antes e o próprio Temple of the Dog, reconhece a coerência do trabalho de Chris Cornell. Pode não se tratar apenas de fazer um som mais amigável e comercial, mas sim de explorar novas fronteiras e outras temáticas, privilegiando as melodias em detrimento do riff.

No ano passado, o show de Cornell em Porto Alegre foi cancelado por problemas na agenda no músico, segundo a empresa T4F. A primeira e única passagem do artista por Porto Alegre foi em 2013, em uma apresentação no Teatro do Bourbon Country. A causa da morte do músico não foi informada. A família pediu privacidade, segundo a mídia norte-americana.

Infelizmente perdemos mais um expoente da música sad.

Share

Comments HDM

Comentários

Andre Sousa

André Sousa, Cearense, 31 anos, pseudo intelectual de rede social, inteligentemente gaiato e consumidor moderado de drogas lícitas.